Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Espaços Culturais

Mangaratiba • Marambaia

ASSOCIAÇÃO QUILOMBO DA MARAMBAIA

Profundas raízes históricas e culturais que merecem respeito e valorização

O nome completo é Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia – ARQIMAR. Localizada na belíssima e quase inacessível ilha, a comunidade quilombola, onde vivem atualmente cerca de 258 famílias, possui muitas histórias de luta pela titulação e reconhecimento de propriedade.

As terras onde hoje vivem pertenceu ao Comendador Breves o qual, segundo consta, usava a propriedade para manter ali os escravos em época de “engorda” e depois levá-los para trabalhar em suas fazendas de café. Antes de falecer em 1889, o Comendador doou verbalmente suas terras na Marambaia aos escravos que lá se encontravam. Porém, como não deixou um documento por escrito, a família não cumpriu o compromisso após o seu falecimento. Desde então os quilombolas e seus descendentes vêm travando batalhas judiciais com diversas instituições para garantir seu real direito de posse, acordado há um século com Breves.

São várias as atividades realizadas na comunidade, mas há restrições à visitação pelo público, até porque uma parte da Restinga da Marambaia é de uso privado da Marinha. É preciso tentar o agendamento para pequenos grupos ou combinar o encontro em outros lugares onde se realizam frequentes apresentações de jongo, capoeira, danças de roda e palestras, através do Grupo Cultural Filhos da Marambaia.

O grupo de cerca de 15 integrantes mostra com muita beleza e propriedade a força da cultura afro-brasileira, proporcionando um autêntico contato com as danças e sons fortes dos tambores e cânticos, emocionando profundamente todos aqueles que têm o privilégio de assistir às suas apresentações.

Os Filhos da Marambaia representam muito bem a sua comunidade e já se apresentaram até no exterior. Eles se fazem presentes nas festas tradicionais das cidades da Costa Verde. Também se apresentam em eventos particulares, em festivais, encontros de jongo e espaços culturais de relevância. Recentemente se apresentaram no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, cuja história também é marcante, como a dos quilombolas.

O grupo do Quilombo da Marambaia recebeu a indicação para o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2012-2013 e se apresentou com muita paixão no evento de premiação, encantando mais uma vez o público presente.

  • Agendar visitas
  • Gratuito
  • A barco
  • Chapéu ou boné • Repelente • Tênis

Informações

Ilha da Marambaia – Marambaia – Mangaratiba
(21) 99618-7683 (agendar visitas c/ Nilton Carlos)
(21) 96451-1812 (contratar apresentações c/ Bárbara)
Site: http://quilombodamarambaia.wordpress.com
E-mail: arqimar@yahoo.com.br (Sr. Nanã)
E-mail: filhosdamarambaia@hotmail.com (Bárbara)
Facebook: https://www.facebook.com/filhosda.marambaia

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo