Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Artesanato & Produtos Típicos

Paraty • Paraty

CACHAÇA ENGENHO D’OURO

Alambique, casa de farinha e outras atrações imperdíveis

Em local de fácil acesso – na beira da estrada Paraty-Cunha, colado à igreja de N. Sra. da Penha – fica o Sítio Engenho D’Ouro, com sua casa de farinha, alambique, restaurante e lanchonete. Quem cuida do alambique e da cachaça é o dedicado Norival da Silva Carneiro, que faz questão de atender todos pessoalmente, e quando necessário, em outras três línguas: inglês, francês e espanhol.

Tudo começou quando depois de morar fora alguns anos, ele retornou ao Brasil e construiu um pequeno alambique com roda de engenho para o pai, que fazia cachaça por passatempo. O empreendimento prosperou e no ano 2000 foi lançada a Cachaça Engenho D’Ouro, que hoje possui o selo do Inmetro, (Selo de Identificação Geográfica) e alguns prêmios de qualidade.

Atualmente a produção é de 12 mil litros anuais, mas o processo continua artesanal, com plantação própria, corte manual sem queima do canavial, a antiga roda movida a água funcionando até hoje, as dornas para fermentação, o alambique para a destilação e os barris de carvalho e jequitibá para armazenamento da cachaça, fabricada nas tradicionais versões Ouro, envelhecida em barris de carvalho, Prata Pura, mantida em tonéis de aço inox, Prata, armazenada em barris de jequitibá, e as clássicas Azulada, Caramelada e Gabriela.

Além das cachaças, o Engenho D’Ouro produz deliciosos licores e doces caseiros, como casadinho, doce de leite, paçoca, pé de moleque, cocada, rosquinha de coco, queijadinha e rapadura. Também fabrica 12 tipos diferentes de doces em compotas, entre os quais se destacam os de fi go descascado, mamão ou abóbora com coco, laranja da terra e mamão com abacaxi.

A casa de farinha movida a água é uma atração à parte! O equipamento antigo, com seu monjolo, funciona perfeitamente e nos faz voltar no tempo, aprendendo a apreciar práticas passadas.

O “complexo gastronômico” conta também com o Restaurante Engenho D’Ouro, na entrada do sítio e especializado em galinha caipira, além de servir outras opções caseiras.

Pratos especiais como galinha caipira podem ser encomendados com antecedência para grupos. Quem comanda o restaurante é a irmã de Norival, D. Maria de Lurdes, juntamente com o marido e os filhos. Funciona de 11:30h às 17h, fechando às terças-feiras e no último domingo de cada mês.

Para quem deseja apenas um sanduíche ou um petisco, a lanchonete que pertence a Marlene, outra irmã de Norival, e a uma amiga, oferece como carro-chefe os deliciosos e gigantescos pastéis caseiros de carne, queijo, camarão e palmito, além dos sabores doces de banana, doce de leite e goiabada.

Para encerrar o passeio, atravesse a rua e siga pela Trilha do Ouro até dois pontos turísticos muito concorridos: o Poço do Tarzan e a Cachoeira do Tobogã.

Após toda a farra cultural e gastronômica, lembre-se de olhar para cima, para a grande pedra, e agradecer a N. Sra. da Penha pelo dia fantástico e inesquecível!

  • 8h às 17:30h - diariamente
  • a partir de R$ 6,50 (miniatura)
  • Carro • Ônibus
  • Chapéu ou boné • Repelente • Roupa de banho • Tênis

Informações

Estrada Paraty-Cunha, Km 8 - Penha - Paraty
(24) 7812-1543 ID 122*93757
(24) 7812-3290 ID 122*93759
Site: http://www.engenhodouro.com.br
E-mail: edengenhodouro1@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/cachaca.engenhodouro

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo